Previous Next

Amilcar de Castro faz 100 anos

Artista de múltiplas atividades na arte, tendo sido escultor, gravador, desenhista, pintor, diagramador (destaque para a transformação gráfica efetivada no Jornal do Brasil, entre outros), cenógrafo, professor de composição, escultura, desenho e teoria da forma na Faculdade de Belas Artes da UFMG, um dos expoentes do neoconcretismo, Amilcar de Castro é um dos mais importantes artistas brasileiros do século XX.

Nos vários períodos da sua criação, ao trabalhar com os mais diversos materiais, o corte e a dobra na matéria, o fazer rigoroso da forma, o equilíbrio da composição, o despojamento do ritmo e da expressividade que o gestual imprime sobre a superfície, e aí tanto faz seja ela bi ou tridimensional, em grandes ou pequenos formatos, apresentava uma linguagem pessoal de quem estava a criar uma obra singular e poética.

Associando-se às comemorações dos 100 anos de Amilcar de Castro, a Paulo Darzé Galeria de Arte realiza em outubro de 2020 a exposição “Amilcar de Castro - 100 anos”, com mostra presencial e virtual, reunindo 56 trabalhos, entre esculturas e desenhos. 

Para visitá-la presencialmente é necessário agendar horário nos telefones (71) 3267 0930 ou (71) 99918 6205. Para acessá-la virtualmente utilizar o endereço www.paulodarzegaleria.com.br  ou o perfil @paulodarzegaleria nas redes sociais Facebook e Instagram, onde poderão ver as imagens das obras, fotos da exposição e o catálogo da exposição com depoimentos de familiares e artistas, uma biografia e um texto crítico de Ferreira Gullar. Na abertura da publicação temos um depoimento de Paulo Darzé.





AMILCAR DE CASTRO FAZ 100 ANOS 


PAULO DARZÉ GALERIA DE ARTE

RUA CHRYSIPPO DE AGUIAR 8, 

CORREDOR DA VITÓRIA 

SALVADOR, BAHIA 

TEL. (71) 3267 0930 (71) 9918 6205 

WWW.PAULODARZEGALERIA.COM.BR  

Deixe sua Crítica

Você precisa estar logado para deixar a sua crítica. Faça seu login abaixo ou clique aqui para se cadastrar.

Seja o primeiro a comentar.