Previous Next

Ricardo Nauenberg

Com 75 fotografias inéditas, em preto e branco, produzidas nos dois últimos anos, a exposição “Superfícies”, de Ricardo Nauenberg, inaugurará a ZYX Photo Art Gallery. A mostra apresenta imagens dos desertos do Arizona e Utah, nos EUA, sob um novo olhar. “Minha intenção é destacar as formas, as linhas, por isso as fotos são todas em preto e branco. É uma fotografia pictórica, gráfica, um grande estudo de cinza”, diz o fotógrafo, que começou no mundo das artes através da pintura, usando a lógica pictórica até hoje em suas fotografias.  A escolha do preto e branco também foi inspirada no fotógrafo americano Ansel Adams (1902 - 1984) e no brasileiro Sebastião Salgado (1944).


As imagens mostram paisagens incríveis, incluindo lugares poucos visitados e de difícil acesso. Rochas com formas espetaculares, paisagens que, muitas vezes, se assemelham às superfícies de planetas não habitados pelo homem, imagens que parecem terem sido desenhadas, uma imensidão de linhas e formas, com detalhes que só são captados pelo olhar do fotógrafo. “As formas do lugar são tão especiais que parece, ao mesmo tempo, o começo ou o fim dos tempos”, afirma Nauenberg. 


As fotografias serão acompanhadas por um texto do próprio fotógrafo, um diário de bordo, que faz o espectador viajar junto com ele, tamanha a riqueza de detalhes.  “Alguns locais como The Wave e Whitepocket merecem atenção redobrada. É facílimo atolar na areia do deserto, mas, uma vez vencido o trajeto, a entrada no vale é um choque. Whitepocket é enorme e parece outro planeta. Na esquerda, rochas em gomos brancos não se parecem com nada que qualquer humano conheça. Na direita, as rochas são totalmente avermelhadas como se estivéssemos em Marte”, diz um dos trechos. 


Nos últimos 75 dias, Ricardo Nauenberg publicou uma foto por dia no Instagram da plataforma ZYX, fazendo uma viagem junto com os internautas. Agora, a partir do dia 5 de novembro, a exposição será inaugurada na ZYX Photo Art Gallery, onde poderá ser vista na íntegra, junto com o diário de bordo da viagem. 


Artista múltiplo, Ricardo Nauenberg é diretor de cinema e televisão, nicho ao qual se dedicou por muitos anos, em paralelo à da fotografia. A retomada veio em 2016, quando passou a fotografar as obras do metrô, que aconteciam perto de sua casa, que acabou resultando na exposição “Entre Terra”, no Centro Cultural Correios, no Rio de Janeiro. De lá para cá, a fotografia voltou a fazer parte de sua rotina. 




Ricardo Nauenberg

Superfície

Lançamento: 5 de novembro de 2020

Exposição permanente

Plataforma Digital ZYX

www.zyx.solutions 

Gratuito


Deixe sua Crítica

Você precisa estar logado para deixar a sua crítica. Faça seu login abaixo ou clique aqui para se cadastrar.

Seja o primeiro a comentar.